Se você gosta de história do Brasil, cultura, arte e arquitetura com uma dose de charme, esta cidade histórica é uma excelente opção para sua lua de mel.
Com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, o destino possui o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro e preserva verdadeiro tesouros, como as igrejas de São Francisco de Assis, uma obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, decorada com mais de 400 quilos de ouro. Em meio às ladeiras de paralelepípedo, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, época da Inconfidência Mineira.
Primeira vista da cidade (Largo do Rosário).
Em julho agora (do dia 1 ao dia 6) estivemos na cidade e vamos contar um pouquinho dos passeios que fizemos por lá.
Casa da filha bastarda do Tiradentes.
Largo do Rosário, onde ficamos hospedados.
Museu da inconfidência.
Cláudio Manuel da Costa foi preso e encontrado enforcado em uma de suas celas. É uma das poucas casas ouro-pretanas em que ainda existe uma senzala. Pertence atualmente ao Ministério da Fazenda e guarda acervo que inclui mobiliário (séculos XVIII e XIX), documentos, cartas, rica biblioteca e curiosa coleção de moedas. Entrada gratuita.
Rua São José 12.
Horário: segunda, das 14:00 às 18:00 h, terça a sábado, das 10:00 às 18:00 h, e domingos e feriados, das 10:00 às 16:00 h.
Horário: segunda, das 14:00 às 18:00 h, terça a sábado, das 10:00 às 18:00 h, e domingos e feriados, das 10:00 às 16:00 h.
Praça Tiradentes.
Horário: terça a domingo, das 12:30 às 18:00 h
Praça Tiradentes.
Não recomendamos a mina Felipe dos Santos. Passeio caro e o que foi visto e o tempo da visitação não fez valer o dinheiro gasto.
Feira de artesanato feito de pedra sabão. Fica em frente da igreja São Francisco de Assis.
Igreja São Francisco de Assis : A fachada é uma obra-prima da arquitetura colonial mineira. O conjunto revela o entrosamento do talento de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Preste atenção O forro da nave cria a ilusão de que o teto se projeta para o infinito, imitando o céu. Na sacristia, o lavabo mostra uma figura vendada que representa a fé. Terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h10; domingo, das 10h às 15h
Fotos interna da igreja (tirada de postais). 1 - Teto pintado pelo mestre Ataíde. 2 - Altar esculpido pelo Aleijadinho. 3- Santos esculpidos pelo aleijadinho. 4 - Obra de Aleijadinho e Francisco Xavier.
Igreja Nossa Senhora do Carmo:Um dos últimos projetos do arquiteto Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, a igreja foi construída em estilo rococó - a última fase do barroco, menos carregada de ouro. É a única do estado com painéis de azulejos portugueses, na capela-mor. A portada, o lavabo da sacristia, os púlpitos e os altares laterais de Nossa Senhora da Piedade e São João Batista são de Aleijadinho. Mestre Ataíde pintou o altar-mor (o teto da sacristia também é atribuído a ele).Ao lado funciona o museu do oratório. Terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h10; domingo, das 10h às 15h
Igreja Nossa Senhora do Pilar: Reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e está entre as capelas com maior quantidade de ouro do Brasil (mais de 400 kg). Preste atenção No efeito óptico causado pela figura do Cordeiro de Deus, no teto: um dos braços da cruz parece mudar de lado na medida em que você caminha.
Altar da igreja Nossa Senhora do Pilar, mais de 400 kg de ouro e prata na ornamentação.
Museu Casa dos Inconfidentes : É o único museu municipal de Ouro Preto.Conhecida como Chácara dos Inconfidentes desde o século XIX, por meio da tradição oral, a sede do Museu firmou-se como um dos locais a abrigar as reuniões dos inconfidentes e, embora não existam documentos que comprovem tal afirmativa, sabe-se que ela pertenceu a José Álvares Maciel, capitão-mor de Vila Rica, pai e genro de dois dos principais envolvidos na Inconfidência: José Álvares Maciel Filho e Francisco de Paula Freire.
Escola de Minas/ UFOP - Ouro Preto : É um museu brasileiro que tornou-se patrimônio histórico para a cidade de Ouro Preto. Era conhecido como Museu de Mineralogia por ter um grande acervo de minerais; hoje em dia, ganhou outros setores como Astronomia, Desenho, Eletrotécnica, História Natural, Metalurgia, Mineralogia, Mineração e Topografia, por isso ocorreu a mudança no nome.Antes de ser um museu, a casa era o Palácio dos Governadores, erguido entre 1741 e 1748. Passou a ser um museu após a mudança de capital do Estado de Minas Gerais.
Enquanto isso, rolou na cidade dois eventos: O festival de inverno de Ouro Preto e Mariana e a semana de Ouro Preto (devido ao aniversário da cidade, 8 de julho). Teve várias atrações artísticas de teatro, cinema, dança, música etc...
Mina da passagem : Essa mina fica no município de Mariana, vizinho a Ouro Preto. Maior Mina de Ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda
segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneasse faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da mina impressiona a todos. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.
Dicas de restaurantes
- O Sotão (imperdível)
End: Rua São José, 201A.
- Forno de Barro
End: Praça Tiradentes.
- Chocolates puro cacau
End: Conde Bobadela.
- Hamburgueria estrada real
End: Rua São José, 146.
- Restaurante Ouro Preto
End: Travessa do Carmo, 54.
- Café Geraes. (imperdível).
End: Rua Conde Bobadela, 122.
- Exagerado (espécie de Giraffa's de Ouro Preto).
End: Rua Conde Bobadela, 55.
Nenhum comentário:
Postar um comentário