Parece simples, mas essa é a parte mais difícil de todas as etapas de um casamento. São tantas pessoas, sejam parentes próximos, distantes,vizinhos, amigos, da escola, da faculdade, do trabalho e até amigos da internet...São tantas pessoas e a difícil tarefa de não extrapolar o orçamento e convidar o máximo possível de pessoas queridas.
A lista é a primeira coisa a ser feita no planejamento de um casamento, já que ela influenciará na quantidade de comida, bebida (geralmente o buffet é cobrado por pessoa), local da cerimônia e recepção, mobiliário, lembrancinhas etc.
Ordem de organização da lista:
1° Pessoas próximas que participam da vida do casal.
2° Parentes mais distantes.
3°Amigos dos pais e do trabalho.
Uma dica é colocar em blocos de família ou grupo exemplo: A galera do trabalho é um grupo, amigos da faculdade é outro. Fazendo assim você evita repetir nomes.
A lista deve ser elaborada de acordo com o orçamento do casal, ou seja, comece com uma lista modesta e caso você tenha condições, amplie sua lista. Nunca comece de uma quantidade máxima de pessoas e depois tente diminuir, a tendência é aumentar a lista, SEMPRE(experiência própria)!
Uma das dicas é nunca convidar ninguém por obrigação (mas eu confesso que você acaba convidando, principalmente se for família, adivinhem?Experiência própria também).
Geralmente, de 10 a 20% dos convidados faltarão, portanto fazer a confirmação de presença (RSVP) é fundamental para que você possa substituir os faltosos.
Se não for chamar alguém do trabalho, evite comentar sobre seu casamento (inevitável ). Caso queira convida-los, priorize os que tem uma relação mais próxima do casal fora do ambiente de trabalho. Entregue os convites individualmente, JAMAIS no mural da empresa, dando a entender que todos estão convidados.
Ah, e se você planeja seu casamento com muita antecedência como o meu (comecei com 1 ano e 2 meses, agora faltam só 4 \o/), prepare-se para mudar a lista várias vezes, seja para incluir ou excluir.
Bom pessoal, acho que é só!
Beijos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário