segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dicas para a escolha do Buffet

Dicas valiosíssimas retiradas da página da minha assessora Cíntia Ornellas.



A escolha do Buffet é uma das mais importantes que você terá de fazer, ele é responsável por 50 a 60% das despesas do casamento. Afinal, o sucesso da festa depende da qualidade dos comes e bebes e do serviço oferecido. Você vai precisar, então, de bastante paciência para pesquisar, comparar e então selecionar o que oferecer o melhor custo benefício, de acordo com suas necessidades. O ideal é contratar o serviço de 6 a 12 meses antes do grande dia. Quanto mais cedo você contratá-lo mais fácil será assegurar a disponibilidade da data e o tempo necessário para organização de outros detalhes.
Confira os critérios que você deve levar em conta na sua escolha e para não errar:
1. Organização
Veja se a empresa é organizada no trato com você e seu noivo. Quão prontamente eles te atendem? Se os profissionais demonstram ser organizados e pontuais com um cliente em potencial, há grandes chances de também o serem na sua festa.
2. Referências
A propaganda boca a boca é a melhor de todas. Pergunte a amigos já casados se gostaram do Buffet que contrataram e, se sim, por quê. Pode ser que a escolha feita por eles também sirva para você e seu noivo. Caso esteja considerando contratar um bufê novo, cujos serviços seu conhecidos não conhecem, peça fotos de outros casamentos realizados pela empresa. Pergunte também se eles podem fornecer o contato de antigos clientes, para que vocês possam conversar.
3. Tamanho da festa
É preciso definir o que você quer antes de começar a pesquisar. Cuidado para não ficar encantada demais com as opções oferecidas. Um bom Buffet é aquele que entende as suas necessidades e o estilo da sua festa – e trabalha de forma adequada. Se a sua festa é pequena, apenas para os convidados mais íntimos, faz mais sentido contratar um em que cada um possa se servir do que um jantar formal com vários garçons.
4. Local e Estrutura
O Buffet geralmente oferece seus serviços básicos de estrutura interna que compreende toda a equipe de segurança, limpeza, garçons, copeiras, maitre, coordenação, as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças. E lembre-se de especificar tudo no contrato etc. A contratação desses profissionais não é comum por parte dos noivos já que o Buffet fica responsável pela eficiência, administração e prestação do serviço. Verifique o local da festa, o estado de materiais a serem utilizados, visite banheiros, cozinha etc. Não se esqueça do horário: alguns lugares têm horário para encerramento..
5. Cardápio
Pode ser: Jantar, Coquetel, Almoço ou Brunch. Todas as opções sugeridas possuem variados cardápios e estes devem ser escolhidos com muita atenção. Existem bufes que, apesar de oferecerem cardápios prontos, são bastante flexíveis, possibilitando mudanças de alguns itens, ajustando da melhor forma possível sua composição.A data deve ser informada e o número de convidados também deve ser definido, com quebra de lista ou desconsideração de cerca de 10% do total do número dos convidados. Para o fechamento do número mais aproximado de presentes, a margem para excedentes é de no máximo 20%, já que uma maior quantidade pode comprometer a execução do serviço.
6. Degustação
Combinação perfeita: entrada, saladas, carnes, massas e acompanhamento, além dos coquetéis, é claro, que deverão ser previamente bem definidos. Alguns bufês oferecem degustação aberta, ou seja, os noivos podem realizá-la antes do fechamento do contrato, e outros apenas realizam degustações fechadas, após a contratação e escolha de cardápios, de uma ou mais opções de menu, a serem definidas na própria degustação. Para a sobremesa pense com carinho, já que estará oferecendo, além dela, delicados doces e bolo, podendo tornar-se inclusive opcional. Mesmo que vocês fechem com um menu pré-definido, degustar o que será servido é crucial. Alguns pratos podem ter uma cara ótima, mas não serem tão gostosos assim. Lembre-se que seus convidados têm de ser agradados duplamente: pela visão e pelo paladar.
7. Bebidas
A maioria dos bufês já inclui em seus cardápios alguns tipos de bebidas. Geralmente incluem inicialmente bebidas não alcoólicas, como água, refrigerante e sucos. Certifique-se da quantidade oferecida e ainda de que elas serão servidas durante toda a festa. Existe ainda a taxa de rolha para whisky, espumantes e vinhos, verifique se é cobrado e quais os valores. Junto àqueles que não cobram taxa de rolha, verifique se os preços de distribuidores e ou fornecedores de bebidas em consignação equiparam-se com os cobrados pelo Buffet. Você não é obrigado a comprar bebidas da casa, mas tudo é questão de analisar preços e pacotes oferecidos.
8. Cerimônia no Local
Hoje em dia é muito comum a realização de cerimônias civis e religiosas no próprio local da festa. Verifique as possibilidades de montagem para tanto.
9. Crianças
Cada Buffet cobra de uma maneira diferente, em alguns deles não é cobrado de crianças até 06 anos e de 06 até 12 anos cobra-se metade do valor dos adultos.
10. Profissionais
Os profissionais que estão trabalhando também se alimentam. Há bufês que não cobram dos profissionais, outros cobram um valor menor e há aqueles que cobram o mesmo valor dos demais convidados.
11. Staff
Para que tudo funcione perfeitamente o Buffet deve contar um bom staff, com número adequado de garçons, maitre, auxiliares etc. Cada um desses profissionais tem um custo que é cobrado à parte do valor do cardápio. Esses valores devem ser especificados pelo Buffet antes do fechamento do contrato. Verifiquem se há um garçom exclusivo para atender os noivos, afinal, vocês são as estrelas do dia.
12. Contrato
Todos os detalhes acima devem estar muito bem especificados em contrato. Essa é a garantia de que tudo que for combinado entre vocês e o Buffet será cumprido.
Fonte:http://www.bolsademulher.com/casamento/como-escolher-o-buffet-para-seu-casamento/





Meu buffet de casamento : RF eventos (tem a página delas no facebook para quem quiser conhecer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário