segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas para noivas que escolheram se casar em igreja que não aceita cerimonialista/assessoria.

Dicas retiradas da página da minha assessora Cíntia Ornellas (procurem no facebook).





                                              
Tome cuidado ao escolher a sua Igreja e a mesma tiver essa regra. Já aconteceu comigo e com muitas amigas da área que tiveram o mesmo problema e gostaria de compartilhar com vocês Noivas, para que vocês possam tomar cuidado ao escolher a sua Igreja!!!
Não foi apenas um mais em vários casamentos que assessorei em uma determinada igreja aqui em Santos, sei que não deixaram eu fazer o serviço de assessoria, mas para nossa surpresa a “mocinha” que dá assessoria para igreja estava mal-tratando uma pessoal do coral, achando que ela era assessora. Isso é um absurdo! E na hora que a noiva chegou, a lindinha olhou pra minha cara e disse o cortejo ainda não está pronto?
_Como assim? Não era você que iria fazer esse serviço? Eu respondi.
Bom...eu mas que depressa fui organizar, porque eu trabalho para que nada saia de errado para minhas noivas, fui fazer o cortejo como previsto no roteiro, e que tinha dado uma cópia para ela.
As noivas ainda são obrigadas a pagar essa taxa de cerimonial, mas em momento algum a igreja entra em contato com a noiva. Como que elas organizam um cortejo sem ter os nomes dos pais, dos padrinhos, quem entra com quem etc… Já que a Igreja exige que seja organizado por essas pessoas, o mínimo que elas devem fazer é entrar em contato com a noiva e solicitar os nomes, para que elas possam fazer um cronograma delas e organizar direito…
Outra amiga assessora compartilhou comigo que teve problemas no mesmo lugar, e pra ajudar o coral estava atrasado e pra finalizar elas não repassarão as músicas, a qual o noivo entrou com a música errada. Elas não tem um cronograma com os nomes dos padrinhos, quem dirá uma relação de cada música tocada!
Meu papel é entrar em contato com o coral e repassar as músicas e cada ordem de entrada, e no dia repassar mais uma vez o cronograma junto com o coral.
Nem na hora da entrada da noiva pudemos ajudá-la, única coisa que a moça da igreja deixou foi tirarmos ela do carro, mas junto com uma pessoa da Igreja, mas na porta as meninas da Igreja que
Qual é o meu papel: Nunca abandonar o altar, você nunca sabe quando alguém pode precisar de ajuda, um padrinho passar mal, a noiva ou o noivo precisar de alguma ajuda.
Dica:
• Quando for escolher a igreja, verifique se existem regras e quais são, para que não venham atrapalhar o que você sonhou e planejou para o seu casamento;
• Verifique se a Igreja permite assessoria/cerimonialista, se não permitir, converse com jeitinho para que a assessora escolhida por você, possa fazer o trabalho da porta para fora, organizar a fila, recepcionar a noiva e cuidar das damas e pagens, você escolheu sua assessora, junto com ela você definiu a entrada e posicionamento no altar e no dia você não quer que isso seja mudado!
• Se caso a Igreja não permitir assessoria dentro da Igreja, antes de fechar com a Igreja assista a uns 2 ou 3 casamentos organizados pelas beatas da Igreja, verifique o que e como elas fazem, repare nos detalhes, se elas cuidam da noiva no altar se elas arrumam o véu e cauda da noiva, o que elas ficam fazendo durante a cerimônia;
• Converse com essa pessoa antes, fale da forma que você quer seu cortejo, seus cumprimentos, mesmo que a Igreja tenha regras, algumas são flexíveis e aceitam fazer alguma modificação para agradar os noivos.
• Envie para a pessoa da igreja que estará organizando o seu cortejo, os nomes dos padrinhos, das músicas e suas respectivas ordem de entrada, para que no dia você não tenha surpresas de mudanças no altar;
• Se caso você não puder contar com a sua Assessora dentro da Igreja, entre em contato com o coral na semana do casamento e repasse com eles as músicas e os detalhes de cada momento, garantindo assim que você não tenha surpresas com possíveis erros!


Espero ter ajudado vocês, fico muito triste quando a noiva me contrata, passa todos os seus sonhos, a gente planeja, monta um cronograma, e no dia do seu casamento, isso tem que ser alterado devido as regras da Igreja que não foram passadas ou vistas antes!

http://ornellasassessoria.com.br/

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lugares aconchegantes para conhecer/ passar a lua de mel no inverno parte 3

O destino de hoje eu ainda não conheci, mas está na lista de próximos destinos, vamos ver?

Curitiba

Curitiba, a capital do Estado do Paraná, localiza-se no Primeiro Planalto do Paraná. É banhada por afluentes do rio Iguaçu, principalmente o Belém e o Ivo. Uma cidade privilegiada em modalidades de transporte, Curitiba é cortada por várias rodovias federais: BR-116, BR-376/101, BR-277, BR-476 e BR-153.
Curitiba originou-se de um povoado de garimpeiros, no século 17. Com o fim do ciclo do ouro, a economia da região tornou-se predominantemente extrativista, com base na erva-mate e na madeira. No século 19, a atividade agrícola acentuou-se com a chegada de imigrantes alemães, italianos, poloneses e ucranianos.
A altitude média é de 908 m, com relevo levemente ondulado. O fuso horário é o mesmo de Brasília.
O clima em Curitiba é pluvial quente-temperado. A temperatura média no verão é de 21ºC, com máximas médias de 29 ºC, podendo chegar a 34°C.
No inverno, a temperatura média é de 13ºC. Julho é normalmente o mês mais frio, com temperatura mínima média de 9ºC e máxima média de 20ºC. Temperaturas abaixo de 0ºC podem ocorrer, embora sejam pouco comuns.

O que fazer em Curitiba?
Jardim Botânico
O complexo botânico de Curitiba, um dos melhores do país, foi implantado no dia 5 de outubro de 1991 e ocupa uma área de aproximadamente 245 mil metros quadrados, na região Leste da cidade. É formado pelo Jardim Botânico, uma estufa e o Museu Botânico. Conhecido cartão de visitas da cidade, conta com um jardim formado por canteiros geométricos. A estufa de 500 metros quadrados, em ferro e vidro, inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado, expõe exemplares da flora brasileira. No Jardim Botânico, hoje uma referência nacional e internacional, são cultivadas plantas destinadas ao estudo científico.O Museu Botânico Municipal possui amplo espaço para exposições, pesquisa botânica, biblioteca e auditório.

Horario:
-Das 6:00 as 19:00 de terça a domingo.

 Localização:
- Rua Ostoja Roguski, no bairro Jardim Botânico (antigo Capanema)
Passeio Público

 O parque mais central da cidade foi inaugurado em 1886, com uma área de 69.285 metros quadrados. Seus portões principais são cópia fiel do Portão do Cemitério de Cães de Paris. Conta com 35 pontos de atração, que vão desde as ilhas dos Macacos, das Garças, dos Amores e da Ilusão até o aquário, o viveiro da cascata, a Gruta dos Amores, a ponte pênsil, o palco flutuante e as gaiolas com pássaros das mais variadas espécies.

:: Horário:
- Pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8 horas às 18 horas.

:: Localização:
Entre a Avenida João Gualberto e as ruas Presidente Faria, Carlos Cavalcanti e Luiz Leão.

Portal Santa Felicidade

Bairro de colonizaçao italiana formado por imigrantes vênetoo e trentinos em 1878. Principal eixo gastronômico de Curitiba é um desfile de casas preservadas pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.Produz artesanato em vime e palha.O portal de acesso retrata elementos das construções típicas da região, entre eles a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.

Relógio das flores

O Relógio das Flores é um presente que Curitiba ganhou de joalheiros, em 1972.
É um verdadeiro jardim das horas, que ao longo do ano, em cada mudança de estação, floresce com cores vivas e diferentes. Localizado na Praça Garibaldi, o Relógio das Flores tem oito metros de diâmetro e funciona à base de emissão vibrátil de quartzo. É acionado com impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário.

Zoológico municipal
Relativamente distante do centro da cidade, o Zoológico de Curitiba abriga mais de mil animais, vivendo em um ambiente próximo dos seus habitats naturais. Faz parte do Parque Regional do Iguaçú, o maior parque urbano do país, com 8 milhões de metros quadrados, um santuário ecológico para muitas espécies. A infra-estrutura oferece estacionamento, sanitários e lanchonetes. Funciona de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Entrada gratuita.

::Horario Visita:
-Diariamente das 8h00 as 17h00

::Localização:
-Rua João Miqueletto, s/n.°, Alto Boqueirão.

Fonte:
http://www.guiacuritiba.com.br
mais informações
:http://www.casalqueamaviajar.blogspot.com.br/2013/04/curitiba-1-dia-novembro2012.html


http://www.casalqueamaviajar.blogspot.com.br/2013/04/curitiba-continuacao-novembro-2012.html

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lugares aconchegantes para conhecer/passar a lua de mel no inverno parte 2

Olá, mais um dia friozinho de inverno e mais um post sobre lugares incríveis para passar a lua de mel no inverno aqui no Brasil, vamos conferir?

Monte Verde - MG
Monte verde não é uma cidade, é um distrito do município de Camanducaia, no estado de Minas Gerais. Têm acesso pela rodovia Fernão Dias, distando da cidade de São Paulo cerca de 168 km, sendo 30 deles em estrada íngreme de serra, porém asfaltada. 
Monte Verde é o principal destino de montanhas em Minas Gerais e São Paulo (por ser bem próximo).
Está a 1554 metros de altitude, e tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno (bem menos rigoroso que o frio de Campos do Jordão rs). Seus verões são amenos e seus invernos são frios e pouco secos.
Sua paisagem está destacada por árvores da Mata Atlântica, como o Ipê, o Carvalho,mas também possui vegetação de áreas subtropicais como a Araucária, Cedros e outras árvores não descritas aqui.
Monte Verde é conhecido pelo clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em certas épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4°C mais fria do que em regiões próximas apenas alguns Km. O recorde da mínima absoluta é de -14°C(a mínima que eu peguei foi de 9°C).



O que fazer em Monte Verde?

Bom, eu e o Bruno pesquisamos muito e a maioria dos passeios eram de Jipe, quadriciclo ou caminhadas extensas, como ficamos apenas um final de semana, fizemos passeios mais avulsos.

Patinação no Gelo : Um dos passeios mais legais que fizemos. Fica avenida principal do portal, bem no finalzinho. O ingresso sai R$50 por pessoa (um pouco salgadinho), mas vale muito a pena a experiência (e a diversão com tombos rs).


Orquidário de Monte Verde : Lugar onde você poderá admirar a beleza das orquídeas e ver de perto as curiosas plantas carnívoras. O acervo do orquidário conta com aproximadamente 1500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 espécies de carnívoras. A coleção tem ainda vários tipos de bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas.
Endereço : Avenida Sol Nascente, 1000, aberto sábados, domingos e feriados das 10 ás 17h, entrada franca.

Passeios de Jipe: Oferece diversas opções de passeio, sendo o mais procurado o city-tour. Na avenida principal da cidade existem várias agências oferecendo esse tipo de passeio.

Passeios de quadriciclo : Uma maneira emocionante de percorrer os terrenos acidentados da região é pilotando um quadriciclo. Os passeios duram de 1 a 3 horas e são feitos quase sempre em grupos, precisando assim fazer um agendamento de horários de saídas dos grupos. As mesmas agências que oferecem os passeios de Jipe também oferecem o de quadriciclo.

Passeios a cavalo: Eu AMO andar à cavalo, adoro mesmo. Porém, antes de locar o animal, sempre checo as condições dele, se esta bem alimentado, descansado, condições do estábulo e procuro não fazer passeios longos para não sobrecarregar o bichinho. Um passeio muito comum pelas redondezas, visto que Monte Verde, como o nome já diz, tem muita área arborizada, proporcionando um passeio maravilhoso.
 Me sentindo uma amazona rs.

Voos panorâmicos:  No aeroporto de Monte Verde (o mais alto do Brasil), você pode fazer passeio de avião monomotor por diferentes roteiros e duração variáveis.

E tem os picos que você faz a trilha caminhando : Pico do Platô, Chapéu do Bispo, Pedra redonda, Pedra partida etc..

Se você curte algum filme, vale a pena ir galeria do "Pastel Maluf" (acho que era isso rs) e conhecer a Heloísa do estúdio Heloyama. Ela tem alguns personagens de filmes, trajes e objetos para fazer fotos divertidas. Quando passei e vi a placa achei: Quem vem a Monte verde tirar fotografia em estúdio? Bom...No último dia eu mesma respondi a minha pergunta(e paguei com a língua rs).Passando por acaso em frente ao estúdio, me deparo com o Dobby (Elfo domestico de Harry Potter), não tive dúvidas e entrei para fazer umas fotografias à caráter. Nos divertimos muito na sessão.
 Eu peguei o pomo de ouro rs...Vitória da Grifinória!

 Homem biscoito do Shrek.

E o Oscar de casal do ano vai para: Nós! rs...


Bom, foi curto nosso passeio mas deu pra aproveitar bastante e com certeza voltaremos com calma para fazer os outros passeios. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Lugares aconchegantes para conhecer/passar a lua de mel no inverno parte 1.

Bom dia geladinho para todos!!!!Finalmente o inverno deu o ar da sua graça!!!
Bom, tenho amigos que irão se casar no inverno do ano que vem (inclusive minha primeira opção era junho  de 2013 rs). Pois bem, a pergunta é: Onde passar a lua de mel nessa "friaca"?
Pois bem, te apresentarei ao longo dessa semana alguns destinos brasileiros super charmosos, aconchegantes e bastante procurados no período do inverno, vamos conhecer????

Campos do Jordão

É um município brasileiro localizado no interior de São Paulo. A cidade fica na altitude de 1628 m, sendo portanto o mais alto município brasileiro.
Campos do Jordão é chamado de "Suiça brasileira" , devido a sua arquitetura baseada na arquitetura européia e pelo seu clima mais frio que a média brasileira.
As temperaturas entre junho e setembro não ultrapassam os 21°C e podem chegar até 1°C! (a menor temperatura que eu peguei lá foi de 4°C e quase congelei rs rs).

 Portal da cidade.
 Centro de Capivari.
Termômetro do centro de Capivari (na primeira noite não fez muito frio).
Lugares para visitar em Campos do Jordão :

Horto florestal : Para quem gosta de natureza, conhecer o horto florestal será um maravilhoso passeio. Lá você pode fazer trilhas, caminhadas, esportes radicais e até pode alugar uma bicicleta para passear pelo parque.
Endereço:Avenida Pedro Paulo, Campos do Jordão, São Paulo.
Palácio da Boa Vista : Esse passeio eu fiz quando estive em Campos do Jordão e recomendo! É um mergulho na história do nosso país e na arte! O palácio é a casa de inverno do governador do estado de São Paulo. É um patrimônio que é passado de governador a governador. É aberta ao público e a entrada é gratuita, porém não se pode tirar fotografias dentro da casa e as visitas sempre são monitoradas. Lá você tem a oportunidade de ver de perto obras de grandes artistas como Di Cavalcante e Tarsila do Amaral.

Endereço: Rua Dr. Adhemar de Barros, 3001, Campos do Jordão.


Fábrica de Cerveja Baden baden : Lá você conhece um pouco da história da cerveja, da Baden Baden, dos sabores especiais e o processo de fabricação artesanal da cerveja. No final da visita monitorada, os turistas ganham uma tulipa e degustam 2 sabores de cerveja. Na saída ainda tem a loja onde você pode adquirir outros produtos. A visita à fábrica é paga.
Endereço : Rua Mateus da Costa Pinto, 1653, Campos do Jordão.
 Fachada da fábrica.
 Degustando...
 Degustando...
 Alguns sabores exóticos.
 Na fábrica.


Garoto Baden Baden rs...

Borboletário: Adoraria ter ido, mas infelizmente meu tempo foi curto na cidade. Lá você vê jardins lindos e repletos de borboletas. Rende excelentes fotografias.
Endereço: Avenida Pedro Paulo, 7997, casa 1, km 10 do caminho do Horto Florestal , Campos do Jordão.

Morro do elefante : De lá você tem uma vista belíssima de toda a cidade de Campos do Jordão. Pode-se chegar de carro, cavalo ou de teleférico. Recebe o nome de morro de elefante por ter o formato de tromba.
Endereço: Capivari, Campos do Jordão.




Bondinho : Passeio pela rua principal da cidade de bonde. 
Endereço : Avenida Emílio Ribas, Capivari, Campos do Jordão.






segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dicas para a escolha do Buffet

Dicas valiosíssimas retiradas da página da minha assessora Cíntia Ornellas.



A escolha do Buffet é uma das mais importantes que você terá de fazer, ele é responsável por 50 a 60% das despesas do casamento. Afinal, o sucesso da festa depende da qualidade dos comes e bebes e do serviço oferecido. Você vai precisar, então, de bastante paciência para pesquisar, comparar e então selecionar o que oferecer o melhor custo benefício, de acordo com suas necessidades. O ideal é contratar o serviço de 6 a 12 meses antes do grande dia. Quanto mais cedo você contratá-lo mais fácil será assegurar a disponibilidade da data e o tempo necessário para organização de outros detalhes.
Confira os critérios que você deve levar em conta na sua escolha e para não errar:
1. Organização
Veja se a empresa é organizada no trato com você e seu noivo. Quão prontamente eles te atendem? Se os profissionais demonstram ser organizados e pontuais com um cliente em potencial, há grandes chances de também o serem na sua festa.
2. Referências
A propaganda boca a boca é a melhor de todas. Pergunte a amigos já casados se gostaram do Buffet que contrataram e, se sim, por quê. Pode ser que a escolha feita por eles também sirva para você e seu noivo. Caso esteja considerando contratar um bufê novo, cujos serviços seu conhecidos não conhecem, peça fotos de outros casamentos realizados pela empresa. Pergunte também se eles podem fornecer o contato de antigos clientes, para que vocês possam conversar.
3. Tamanho da festa
É preciso definir o que você quer antes de começar a pesquisar. Cuidado para não ficar encantada demais com as opções oferecidas. Um bom Buffet é aquele que entende as suas necessidades e o estilo da sua festa – e trabalha de forma adequada. Se a sua festa é pequena, apenas para os convidados mais íntimos, faz mais sentido contratar um em que cada um possa se servir do que um jantar formal com vários garçons.
4. Local e Estrutura
O Buffet geralmente oferece seus serviços básicos de estrutura interna que compreende toda a equipe de segurança, limpeza, garçons, copeiras, maitre, coordenação, as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças. E lembre-se de especificar tudo no contrato etc. A contratação desses profissionais não é comum por parte dos noivos já que o Buffet fica responsável pela eficiência, administração e prestação do serviço. Verifique o local da festa, o estado de materiais a serem utilizados, visite banheiros, cozinha etc. Não se esqueça do horário: alguns lugares têm horário para encerramento..
5. Cardápio
Pode ser: Jantar, Coquetel, Almoço ou Brunch. Todas as opções sugeridas possuem variados cardápios e estes devem ser escolhidos com muita atenção. Existem bufes que, apesar de oferecerem cardápios prontos, são bastante flexíveis, possibilitando mudanças de alguns itens, ajustando da melhor forma possível sua composição.A data deve ser informada e o número de convidados também deve ser definido, com quebra de lista ou desconsideração de cerca de 10% do total do número dos convidados. Para o fechamento do número mais aproximado de presentes, a margem para excedentes é de no máximo 20%, já que uma maior quantidade pode comprometer a execução do serviço.
6. Degustação
Combinação perfeita: entrada, saladas, carnes, massas e acompanhamento, além dos coquetéis, é claro, que deverão ser previamente bem definidos. Alguns bufês oferecem degustação aberta, ou seja, os noivos podem realizá-la antes do fechamento do contrato, e outros apenas realizam degustações fechadas, após a contratação e escolha de cardápios, de uma ou mais opções de menu, a serem definidas na própria degustação. Para a sobremesa pense com carinho, já que estará oferecendo, além dela, delicados doces e bolo, podendo tornar-se inclusive opcional. Mesmo que vocês fechem com um menu pré-definido, degustar o que será servido é crucial. Alguns pratos podem ter uma cara ótima, mas não serem tão gostosos assim. Lembre-se que seus convidados têm de ser agradados duplamente: pela visão e pelo paladar.
7. Bebidas
A maioria dos bufês já inclui em seus cardápios alguns tipos de bebidas. Geralmente incluem inicialmente bebidas não alcoólicas, como água, refrigerante e sucos. Certifique-se da quantidade oferecida e ainda de que elas serão servidas durante toda a festa. Existe ainda a taxa de rolha para whisky, espumantes e vinhos, verifique se é cobrado e quais os valores. Junto àqueles que não cobram taxa de rolha, verifique se os preços de distribuidores e ou fornecedores de bebidas em consignação equiparam-se com os cobrados pelo Buffet. Você não é obrigado a comprar bebidas da casa, mas tudo é questão de analisar preços e pacotes oferecidos.
8. Cerimônia no Local
Hoje em dia é muito comum a realização de cerimônias civis e religiosas no próprio local da festa. Verifique as possibilidades de montagem para tanto.
9. Crianças
Cada Buffet cobra de uma maneira diferente, em alguns deles não é cobrado de crianças até 06 anos e de 06 até 12 anos cobra-se metade do valor dos adultos.
10. Profissionais
Os profissionais que estão trabalhando também se alimentam. Há bufês que não cobram dos profissionais, outros cobram um valor menor e há aqueles que cobram o mesmo valor dos demais convidados.
11. Staff
Para que tudo funcione perfeitamente o Buffet deve contar um bom staff, com número adequado de garçons, maitre, auxiliares etc. Cada um desses profissionais tem um custo que é cobrado à parte do valor do cardápio. Esses valores devem ser especificados pelo Buffet antes do fechamento do contrato. Verifiquem se há um garçom exclusivo para atender os noivos, afinal, vocês são as estrelas do dia.
12. Contrato
Todos os detalhes acima devem estar muito bem especificados em contrato. Essa é a garantia de que tudo que for combinado entre vocês e o Buffet será cumprido.
Fonte:http://www.bolsademulher.com/casamento/como-escolher-o-buffet-para-seu-casamento/





Meu buffet de casamento : RF eventos (tem a página delas no facebook para quem quiser conhecer).

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ensaio fotográfico pré casamento

Olá NOIVAS EM FOLHA, tudo bem?

Hoje foi um dia importante para nós (eu e o Bruno, meu noivo). Hoje fizemos nosso E-Session para o casamento. Vocês sabem o que é um E-Session?

E-Session: Uma sessão fotográfica despojada dos noivos (pode ser externa ou de estúdio), onde parte das fotos farão parte da decoração da festa (quadro de entrada), clipe dos melhores momentos do casal ou até mesmo do convite (nosso caso ÊÊEÊ!).
Eu e o Bruno escolhemos fazer as fotos em um ambiente externo, já que já temos muitas fotos de estúdio (Graças aos sites de compra coletiva rs) e queríamos algo diferente para o nosso GD!

O nosso ensaio foi feito na praia do Gonzaga -Santos hoje a tarde pela fotógrafa Patrícia do Sotello Stúdio, aqui de Santos.
Ainda não vimos todas as fotos mas as que vimos estavam maravilhosas!Infelizmente só vou poder postá-las após o nosso GD.

Algumas fotos que tirei durante a preparação para as fotos (fotos de celular = resolução ruim) :







Maquiador e cabeleireiro : Robert Bastos (procurem no facebook a página dele é Maquiagem Robert Bastos)

Fotos do E-session : Patrícia do Sotello Stúdio.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O que escolher para servir no casamento?

Oi gente, tudo bem?
Hoje vou falar de uma das prioridades de uma festa de casamento: a comida.

Mas não é só isso, antes de escolher o cardápio do seu casamento faltam 5 meses pro meu e eu ainda não me decidi rs) você precisa primeiro escolher o tipo de recepção que você pretende oferecer para os seus convidados.

São muitas opções de recepções, entre elas o bolo e champagne, coquetel, brunch, jantar formal ou almoço (no meu caso rs), churrasco etc...


Bolo e Champagne: Após a cerimônia os noivos recepcionam os convidados com bolo e champagne, geralmente no mesmo local de cerimônia. Esse tipo é comum em casamentos que ocorrem durante a semana e são em geral mais econômicos. Esse tipo de recepção só não combina muito com cerimônias realizadas sábado a noite, pois estas já criam uma expectativa nos convidados de jantar, pista de dança etc (essa é minha opinião ok?Cada um é cada um. Casamento é uma cerimônia única e deve ser do jeito e nas condições dos noivos!).

Coquetel : Outra opção econômica é o coquetel, onde geralmente são servidas bebidas como : cerveja, sucos, refrigerantes (e outras bebidas de acordo com o gosto e poder aquisitivo dos noivos) juntamente com canapés, salgadinhos, frios em geral. Outra opção econômica e muito usada em festas onde a maioria dos convidados é jovem.

Brunch : É uma refeição de origem britânica que combina café da manhã com almoço. Geralmente servida em casamentos realizados durante o dia, mais precisamente entre as 10h e o 12h. É uma opção elegante e bacana de recepcionar os convidados. Nesse horário é preciso tomar cuidado com as bebidas alcoólicas. Já li de casamentos que foi servido no Brunch até chocolate quente e pão de queijo rs...Aí o cardápio vai de acordo com o gosto dos noivos.
Brunch

Jantar ou almoço : Jantar é uma opção mais formal e também mais R$ de recepcionar os convidados. Geralmente, antes do jantar, serve-se o coquetel,mesa de frios,  o finger food (pequenas porções de uma comidinha) e o jantar, sobremesa. Por ter um cardápio mais elaborado e incrementado, é a opção mais cara, porém a mais preferida de 9 entre 10 noivas. Eu escolhi essa opção para recepcionar os convidados do meu casamento (em breve postarei o menu do meu casamento, assim que eu conseguir escolher rs).Um buffet de jantar está saindo em média 80R$ por pessoa!


Finger food








Finger food





Churrasco: Uma opção deliciosa e informal para casamentos diurnos. Eu cheguei a fazer alguns orçamentos antes de optar pelo jantar. Acho super válido, ainda mais se a família for dessas que adora se reunir no domingo pra queimar uma carninha rs...É uma opção média em relação a R$!Em média 60R$ por pessoa.





O mais importante é escolher um cardápio que esteja dentro das condições financeiras dos noivos e com o desejo deles, afinal se é pra fazer uma festa de casamento, que seja do jeito que sonhamos não é verdade?


Beijos








terça-feira, 9 de julho de 2013

E aí, contratar ou não uma assessoria de casamento?

Olá NOIVAS EM FOLHA, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre as "fadas madrinhas/socorristas"das noivas rs...
Cena do filme "Cinderela", onde a fada madrinha "salva a Cinderela do seu destino e a prepara para "O GRANDE BAILE"

Antigamente, era simples casar. A cerimônia era feita na igreja, a festa em casa ou em um dos poucos clubes da cidade (isso apenas para os ryco$ rs). Havia apenas 1 ou 2 opções de buffet (geralmente a família se encarregava dos comes e bebes), o vestido encomendava-se em uma boa costureira amiga da família(ou até mesmo aquela tia velha que costurava bem) e pronto. A festa estava feita.
Hoje em dia, tempos modernos,o conceito de casamento mudou. Se antes era uma festa mais intimista (geralmente a família "mais chegada" do noivo e da noiva e seus 2 ou 3 melhores amigos), hoje em dia os casamentos podem ser considerados grandes eventos, que envolvem muitos fornecedores que aposto que antes de pensar em se casar você nunca havia prestado atenção(Comigo e com o Bruno foi assim! rs).
As pessoas estão casando cada vez mais tarde, geralmente depois de ter concluído uma faculdade (local onde faz MUITOS amigos rs), já trabalha (outro lugar com MUITOS amigos) etc...Logo o pequeno círculo de amizades e considerados cresceu e muito para ambos os lados, precisando assim de profissionais especializados para a realização do GD (abreviação para GRANDE DIA).
Foi assim que surgiu e ganhou fama a assessoria de casamento.
O que é assessoria de casamento?
Um profissional que ajuda os noivos a tornar seu sonho realidade dentro das suas possibilidades e de quebra servem como psicólogos dos momentos de desespero (principalmente da noiva háhá).

Durante os preparativos: A assessoria traça o perfil dos noivos para melhor orienta-los nos preparativos. A assessoria deve pensar com a "cabeça" dos noivos, ou seja, para isso precisa conhece-los bem!
Orientação financeira , orientação sobre clausulas de contrato, apertar fornecedor quanto aos prazos estipulados, ajudar em negociação etc...O RSVP (confirmação de presença) também é feito pela assessoria.




No GD: A assessoria deve estar no salão no momento da montagem da festa, checando se tudo está de acordo com os contratos, se os fornecedores estão cumprindo os acordos etc...Ter plano B caso algo dê errado (melhor nem pensar nessa hipótese rs).A Assessoria resolverá seus problemas sem entrar em contato com os noivos e nem com a família. Ou seja, o profissional que se vira nos 30 para que tudo saia perfeito como planejado.


 Assessora orientando a entrada dos pais e padrinhos.

 Ajustando pequenos detalhes...

Auxiliando noiva.

Pós casamento: Verificar pendências, ver o que sobrou do buffet (hoje em dia a maioria dos buffet fazem o kit noivos e kit sogra), louças quebradas, pessoal querendo levar item decorativo (poxa gente, já damos lembrancinha né?) e até mesmo controlar a entrega dos bem casados e lembrancinhas (pra não rolar de "nego" pegar 10 bem casados, 5 lembrancinhas e o outro ficar sem depois, TAMBÉM ACONTECE! rs).

Bom gente, algumas pessoas (principalmente os RECÉM-NOIVOS) acham bobeira a contratação de uma assessoria, acham que é besteira, perda de dinheiro etc...
Como demorei 9 meses depois de noiva para fechar os primeiros contratos de casamento (antes disso fiz muitos orçamentos, fui em muitas feiras de noivas, comecei a prestar atenção nos casamentos rs), o primeiro contrato que fechei foi o de assessoria pois achei um profissional essencial para o meu GD. Por mais que você tenha aquela amiga linda, maravilhosa que te ajuda em todos os preparativos, no seu GD ela será uma convidada e vai estar curtindo a festa. A assessora não, estará de olho em tudo e em todos, é a FISCAL dos fornecedores rs...


Os valores de assessoria estão na faixa de R$ 1000 (os valores sofrem alterações ).











domingo, 7 de julho de 2013

Olá noivas em folha!

Bom, começarei me apresentando:

Meu nome é Karina, tenho 24 anos e sou noiva há exatos 1 ano e 6 meses e faltam apenas 5 meses pro meu casamento. Essa proximidade do grande dia
, as angústias, o nervosismo, a ansiedade e a já depressão pós casamento (sim, já estou ficando triste em pensar que daqui a alguns meses acabará essa loucura de procurar fornecedor, montar casa etc). Por esse motivo decidi montar esse blog onde darei dicas de como planejar seu casamento desde o mais simples até o mais sofisticado.
Essa sou eu e meu noivo Bruno.
Espero que gostem, não esqueçam de deixar a opinião de vocês, é sempre muito importante e interessante saber a opinião de outras NOIVAS EM FOLHA!