Bom, última parte e (talvez) a menos empolgante da viagem : Montevidéu - Uruguai.
Foi o lugar onde passamos menos tempo, por isso temos pouquíssimas fotos de lá. Visitamos poucos pontos turísticos (a maioria vimos apenas pela janela do ônibus, assim como o centro de compras). Não foi um lugar que me encheu os olhos e me faz sentir saudade, mas eu daria outra chance de conhecer melhor e explorar mais.
Como já falei, fomos de navio e desembarcamos por volta das 8h da manhã. Fizemos um city tour passando pelos principais pontos turísticos e finalizamos com um tour pelo estádio centenário.
Imagem do google.
Pocitos : É um bairro de classe média-alta da cidade de Montevidéu. Considerado por muitos montevideanos o "bairro da moda", nele estão localizados vários cafés e restaurantes chiques. Segundo o nosso guia, a praia (que dá nome ao bairro) tem esse nome, porque antigamente as lavadeiras iam lavar as roupas nessa praia, fazendo com que a areia ficasse cheia de buraquinhos (pocitos).
Imagem : meus roteiros de viagem (blog).
Teatro Solís: Foi inaugurado em 1856 e é administrado pela Prefeitura de Montevidéu. Ao longo dos anos, sua estrutura já sofreu diversas reformas e ampliações. Sua fachada principal tem um estilo neoclássico e é muito parecida com a do Teatro Carlo Felice, em Gênova, na Itália. Na parte mais alta há um pequeno farol, que fica aceso em noites de espetáculo. Ao contrário do que muitos pensam, o nome do teatro não tem nada a ver com o sol, mesmo havendo uma imagem parecida com ele na fachada principal acima das letras. O nome Solís é uma homenagem ao espanhol Juan Díaz de Solís, o primeiro navegador a explorar as águas do Rio da Plata.
Fonte : Wikipédia.
A Praça Independência está localizada na cidade de Montevidéu, Uruguai, no limite entre a Cidade Velha e a área central, anteriormente conhecida como Cidade Nova (Ciudad Nueva).
Em seu centro está a grande estátua equestre de José Gervasio Artigas e pode ser acessada através de escadas até o mausoléu subterrâneo onde se conservavan os restos mortais do herói nacional em uma urna. A estátua é obra do escultor italiano Angelo Zanelli.
A leste fica a Porta da Cidadela (Puerta de la Ciudadela), testemunho do Montevidéu colonial e início da via para pedestres Sarandí.
Foto do arquivo pessoal.
O Estádio Centenário é um estádio localizado em Montevidéu, no Uruguai. É onde joga normalmente a Seleção Uruguaia de Futebol, e tem capacidade para 65.235 espectadores.
Construído para sediar a Copa do Mundo de 1930, foi inaugurado com atraso devidas às chuvas em 18 de Julho de 1930, com o jogo Uruguai 1 a 0 contra o Peru. O nome deve-se à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai . Ah, e na primeira copa do mundo, o Uruguai foi campeão por 4x2 contra a Argentina (a rivalidade entre eles é grande rs rs).
Nessa visita, além da sala de troféus, bolas de partidas históricas, bandeiras, e conhecer a arquibancada do estádio, você também assiste a um filme de uns 15 minutos, contando a história da construção do estádio e as partidas mais importantes. Super interessante!
Foto do arquivo pessoal.
O Palácio Legislativo é a sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai. É o prédio mais imponente de Montevidéu, chamando atenção pelo seu tamanho e pela sua arquitetura. Muitos turistas costumam visita-lo apenas por fora, de passagem, para tirar fotos na área externa do edifício. O que nem todos sabem é que é possível fazer uma visita guiada para conhecer o seu interior, rico em detalhes e histórias. Infelizmente não tive tempo de fazer essa visita monitorada.
Fotos do arquivo pessoal.
Monumento situado na 'Plaza de la Armada'(antes era chamada Plaza Virgílio e inaugurado em 15 de Novembro de 1960 em homenagem aos marinheiros da Armada Nacional mortos em atos de serviço.
Foto do arquivo pessoal
Obra do artista José Belloni, inaugurada em 1934 o Monumento La Carreta é uma homenagem ao tradicional meio de transporte do campo.